Dica de leitura: Uma viagem à Nárnia!

Bom dia amores,
Tudo bem?

Hoje nosso papo será um pouco diferente, fugiremos um pouco do universo da beleza para adentrar em outro mundo que adoro: o da literatura! Já disse a vocês que ler é uma paixão, pena que não tenho tanto tempo para criar uma rotina como já aconteceu na minha adolescência mas, não deixo de andar com um livro na bolsa, nem que seja para ler no metrô. A dica de leitura que trago para vocês é tida por muitos como mais um livro infantil, As Crônicas de Nárnia vai muito além disso, trazendo para nossa imaginação m mundo fantástico. Ao ler a maior obra de C. S. Lewis percebi a existência de conceitos, valores e religião, "ensinados" de uma forma magnífica e didática. Vem fazer uma viagem à Nárnia comigo!



A Nárnia que conhecemos surgiu em plena segunda guerra mundial, período no qual acreditar na existência do ser superior era inviável para alguns, acarretando assim na queda de muitos valores e crenças. Apesar de declarar-se ateu, C. S. Lewis publicou, em 1950, o primeiro livro da obra intitulado de "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa" com uma escrita simples pois, dedicou-o à sua sobrinha Lucy. Posteriormente, com o empurrãozinho de Tolkien, autor dos livros do "O Senhor dos Anéis", levou adiante esse projeto.


Ao todo são 7 volumes que compõem As Crônicas de Nárnia, tendo Aslam (o leão) como único personagem presente em todas as histórias; os Pevensie como personagens que transitam bem entre os livros, além de fazerem parte da linha principal, da essência dos livros e vários outros seres que possuem momentos próprios e, quase sempre, desvinculados da linha de pensamento original.

Alguns livros foram adaptados para as telonas pela Walt Disney e Twentieth Century Fox, ponto que só aumentou a magia descrita por C. S. Lewis. Os filmes seguem a história dos Pevensie (Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia), pulando algumas outras obras, por exemplo: entre "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa" e "O príncipe Caspian" existe o livro "O Cavalo e seu Menino" que, por não girar em torno dos Pevensie (apesar deles aparecerem durante um tempo da história) não virou filme.


Não vou adentrar nos resumos de cada história pois, além de serem muitos, essa não era minha ideia para o momento mais, explicarei os motivos que me fizeram/fazem amar esse mundo encantado.


1. A obra é redentora, fácil de ler, entender e mágica, de uma maneira inspiradora.
2. Sabe aquela história de pecado, redenção e arrependimento que todas as avós (que são religiosas) tentam nos ensinar e nada entra na sua cabeça? Pois é, aprendi ao ver a relação Feticeira - Edmundo - Aslam, como assim Ízis? Edmundo escolhe um lado da batalha e percebe que errou então, se arrepende e conserta o que fez. São conceitos interligados, dependentes e que são bem relatados na história.
3. O valor da amizade, de saber que você não pode ganhar uma guerra sozinho, que quando cair vai precisar do próximo para se levantar.
4. Ter fé! Por muito tempo não fui de ter fé em mim, de acreditar no que sou capaz de fazer e, depois de ler As Crônicas de Nárnia percebi que comecei a arriscar mais, a buscar meus ideais, a ter fé que posso vencer e que se não for possível subir aquele degrau no momento que quero posso me fortalecer para depois, alguns dias, meses ou anos, tentar mais uma vez.

Fonte: Google
Durante a história você encontra seres mitológicos como a raposa, faunos, anões, entre outros, que nos apresentam a individualidade e diferenças que existem no mundo. Lembram o significado de uma pessoa raposa? Em As Crônicas de Nárnia a raposa é um ser bom, a serviço de Aslam e ajuda os Pevensie a fugir da guarda real (os lobos). 

Fonte: Google
Acredito que, pelo menos nos filmes, a cena que nos leva a "cair a ficha" de todo o contexto bíblico está em "A Viagem do Peregrino da Alvorada" quando Caspian, Lúcia, Edmundo, Eustáquio e Ripship chegam ao País de Aslam, ou em outras palavras: O Paraíso! 


Após toda a pesquisa, leitura do livro e filmes, notei que os conceitos são passados por animais encarnados que pensam, falam e representam um universo diferenciado, é como se alguém chegasse para você e dissesse: porque eu prefiro água e você café não quer dizer que não podemos ser amigos, nós só possuímos gostos diferentes. A abordagem didática de C. S. Lewis, de trazer de volta a crença de uma maneira simples e mágica é perfeita, não apenas para as crianças, mais para os adultos que, na época, haviam perdido a essência de quem eram por causa de tantas tragédias.


A nível de curiosidade: meu livro e filme favorito é "A Viagem do Peregrino da Alvorada" pois, é o que mais aborda o valor da união, amizade, de passar por cima da ganância e medo por um bem maior. 

"Estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quero viver como um Narniano, mesmo que Nárnia não exista."

Fonte: Google
Bom meninas, não vim aqui dizer para trocarem a bíblia pela obra de C. S. Lewis ou desmerecer os livros, ou ainda obrigar a acreditarem no mesmo que eu, apenas vim detalhar uma das minhas obras literárias favoritas. 

Espero que tenham gostado de viajar comigo, quem leu os livros ou assistiu os filmes me contem o que acharam, se perceberam a presença desses conceitos e se quiserem mais dicas de leitura assim me informem nos comentários ok?! Beijo :*

20 comentários:

  1. ótima dica Ízis, já vi alguns filmes
    mas hoje não tenho tanto tempo pra ler

    beijo
    adoletas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mél, que bom que gostou da dica, uma pena não ter tanto tempo para a leitura porque é ótimo essa prática.

      Beijos :*

      Excluir
  2. ADORO contos fantasticos com universos paralelos como esse! eu ainda nao li, mas vi os filmes e adorei

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia, ver os filmes já é uma boa viagem à Nárnia! Espero que possa ler os livros um dia. Beijos :*

      Excluir
  3. Já vi o primeiro filme e só heheheh
    Bjos!
    http://amonailart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Val, pelo menos já fez uma viagem para essa terra linda :)... Espero que leia os livros um dia. Beijos :*

      Excluir
  4. Ler eu não consigo mais, mas sou louca pra assistir esse filme. Todo mundo fala super bem dele, tenho uma prima que é mamãe e ama demais hehe'
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol você tem que assistir, minha mãe relutou mais foi comigo ao cinema assistir cada um deles e ficou louca kkkkkk, ela consegue distinguir os conceitos, os ensinamentos, tudo de uma forma simples, levei até minha prima pequena pra ver, é ótimo, além das explosões de cores e magia. Beijos :*

      Excluir
  5. Já vi o filme, adorei e teu post ficou lindo, bem escrito e adorei as fotos *.*
    http://nacaoesmaltada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laís, que bom que gostou do post, das fotos, e se já viu os filmes então conhece um pouco de toda essa magia. Beijos :*

      Excluir
  6. Respostas
    1. Vale a pena Rosângela, são histórias muito boas. Beijos :*

      Excluir
  7. Eu sou super fã dos filmes e sou louca para ler esse livro, assim que terminar os que tem aqui em casa vou ver se pego ele na biblioteca da faculdade.
    Linda adorei conhecer seu blog, já estou curtindo sua pagina.
    Sempre que tiver novidades passa lá no meu para me avisar que vou adorar voltar aqui.
    Beijos..
    http://www.andressalara.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andressa, seja bem-vinda ao meu espaço! Que bom que se interessa pelos livros, vale a pena ler cada uma das 7 histórias e mergulhar no universo de C. S. Lewis. Beijos :*

      Excluir
  8. Oi minha flor
    essa saga é mara meu filho leu os livros e eu li tb
    achei o máximo
    bjss

    Batom&Blush |http://marilisdasilvadutra.blogspot.com.br/|

    ResponderExcluir
  9. Oi Marilis, que bom que leu e gostou, minha mãe também leu de tanto que falei kkkkkk. Beijos :*

    ResponderExcluir
  10. Resenha maravilhosa amei o livro
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do livro, espero que leia e viagem à Nárnia também. Beijos :*

      Excluir
  11. Ví o filme, e amei !!
    beijos,
    Adri Flora
    http://www.unhasebocas.blogspot.com.br
    Instagram : @blogunhasebocas
    https://www.facebook.com/pages/Unhasbocas/477832645611169?fref=ts

    ResponderExcluir
  12. Leio tão pouco #vergonha, mas valeu a dica.
    Obrigada pela visita
    Tenho uma ótima 3ª feira!
    Beijos Coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
♥ Theme por Erica Pires © 2013 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados • Melhor Visualizado no Google Chrome • Topo