Vlog: dia comigo - Almoço com o namorado e Museu Cais do Sertão

Bom dia meninas,
Tudo bem?

Como havia dito no vídeo passado, veja aqui, essa semana postaria mais um no canal e claro, traria as fotos para o blog. Bom, eu e o namorado/assistente/fotografo (risos) fomos gravar o mini editorial primavera/verão, post aqui, e aproveitamos para almoçar e visitar o Museu Cais do Sertão, localizado no novo Terminal Marítimo do Porto do Recife, que está contando a história do homem sertanejo e abrindo as obras de Luiz Gonzaga. Vem conferir comigo os detalhes dessa aventura!



O Museu Cais do Sertão foi inaugurado em abril deste ano, com o objetivo de mostrar a cultura sertaneja de formas diferenciadas e interativas. Além de contar com a tecnologia, o museu também trás espaços montados para que, ao entrar, você se imagine na casa de um homem do sertão.


No dia que visitei o Museu estavam acontecendo duas excussões escolares, ponto que considerei de grande valia pois, o espaço conta com estudantes e funcionários de história, música, entre outros áreas para auxiliar nas explicações e vivência ao longo do passeio.





As fotos acima são das primeiras exposições que encontramos: a primeira são as roupas usadas pelos sertanejos, percebam a riqueza dos detalhes, a predominância das cores verde, vermelha e do couro tradicional; a segunda é um "retrato" de Luiz Gonzaga, muito bonito e bem feito, fiquei muito tempo olhando para ele; as duas últimas fotos são de roupas, fósseis de peixes que viviam nos rios da época e plantas, lindo não é?






A cada passo que damos dentro do Museu é uma explosão de cultura, como podem ver nessas imagens acima. Achei muito interessante esse totem do "Recado do Rei", a funcionária do espaço nos disse que deveríamos posicionar os cotovelos e pressionar o ouvido para ouvir o que estava tocando, um bom exemplo foi o namorado ouvindo o que nosso Rei do baião estava dizendo. As 3 fotos seguintes são do lado onde podemos ver os instrumentos para marcar o boi, além da representação do Rio São Francisco que percorre toda a exposição

Curiosidade: o Rio é água de verdade, com peixes e em alguns pontos existem pedras que auxiliam no cruzamento das pessoas.




Como podem ver, o espaço coloca muitos painéis interativos para explicar as exposições, algumas telas no teto que ficam passando figuras, fotos, textos sobre o Sertão e, para aqueles que gostam de jogos eletrônicos - como meu namorado - tem uma bancada para você se divertir!





Mais detalhes das panelas usadas pelos sertanejos que, ficam suspensas no teto; a vista do 1º andar do Museu, exemplificando melhor os telões que mencionei anteriormente e, as duas últimas fotos, são de quadros com traços de influência cordel, contando várias histórias do povo sertanejo e algumas esculturas de navio, aviões e outras máquinas.


Olha a casa de um sertanejo gente, toda de barro, com panelas de barro e metal furado, móveis de madeira, uma rede pendurada no cantinho, é uma riqueza de detalhes sem tamanho. Atualmente, nós somos tão ligados à internet, urbanização, já se imaginaram vivendo em um lugar assim? 





O 1º andar do Museu é quase um setor dedicado à música, não totalmente pois também possui uns painéis com depoimentos de imigrantes que contam como foi sua jornada, mais 80% tem haver com música e com Luiz Gonzaga. Lá vocês podem ver uma exposição dos discos do Rei do baião, entrar em uma das cabines de karaokê, que é toda decorada com partituras e fotos de Luiz, e cantar uma música dele. Sim, eu e Rodrigo pagamos esse mico do ano!




Entramos na sala de vivência com os instrumentos, podemos ver zabumba, triângulo, sanfona, entre outros, que são usados até hoje, muitos você consegue distinguir no forró pé de serra. Tentei fazer algum som para vocês com a zabumba, como viram no vídeo, terrivelmente mas tentei (risos)! Agradeço a paciência do rapaz que cuidava dessa área, ele tentou me ensinar a fazer uma "gracinha" no pandeiro mas as unhas não permitem (risos) então, corri para a zabumba! 




Outro ponto que achei interessante foi a adoção de um Juazeiro, árvore natural da caatinga e cerrado, de médio porte, com ramos protegidos por espinhos que, também se adapta a ambientes úmidos, podendo chegar a 15 metros. Qualquer pessoa pode deixar o seu nome, email e telefone pendurados da árvore de opiniões e, no fim da exposição, os funcionários do Museu entraram em contato para que essas pessoas busquem sua muda de Juazeiro e plantem em algum lugar adequado para essa árvore. Por trás dessas mudas de Juazeiro tem várias pinturas com traços de cordel, tirei foto de uma para vocês, a que mais gostei e achei diferente.




Deixei para mostrar por último o lugar mais bonito do Museu, isso mesmo, o "Túnel do Capeta" é um espaço montado dentro da exposição no térreo que, apresenta aos visitantes as lendas/crenças da época, calma ai amiga, você não vai ver os lobisomens ou bruxas, você vai ouvir vozes que falam esses nomes. Adorei a decoração com espelhos e painéis interativos, no fim do túnel você ainda consegue se ver nos painéis, é muito lindo mesmo, vale a pena várias fotos não é?!




As últimas fotos são cliques rápidos: uma foto minha fotografando a árvore no centro da exposição; uma do namorado filmando a representação do rio e, para finalizar, uma da blogueira aqui do lado de fora do Museu, mostrando uma árvore seca. 

Conclusão: o espaço é maravilhoso, cultural, interativo, tecnológico, ambientalizado e um enorme ganho para Pernambuco. Visitem, vale a pena conferir essa parte da nossa história!

Informações sobre o Cais do Sertão: O Museu abre de terça a domingo, em horários variados então, confiram no facebook deles, aqui, a entrada custa R$8,00 a inteira e R$4,00 meia (para quem possui carteira de estudante). Quem estuda em colégio ou universidade pública não paga, isso mesmo, a entrada é gratuita.

Por hoje é isso meninas, fiquem com Deus e visitem, quem for eu quero saber viu?! Beijos :*

17 comentários:

  1. Olá linda
    Eu sempre quis conhecer um museu e ainda quero rsrs... Deve ser demais...
    Linda vim conhecer seu blog e já amei e estou seguindo,
    venha conhecer o meu cantinho e se gostar segue também.
    beijinhos e obrigada.

    http://dieinydicas.blogspot.com
    https://www.facebook.com/dieiny.josiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dieiny, tudo bom? que bom que gostou do Museu e é ótimo mesmo, muito bonito. Beijos :*

      Excluir
  2. amei o vlog e Rodrigo super participa kkkk. sério, quero ir nesse museu, é muito lindo, devia ter me chamado :)~~~
    beijos
    Passa lá? http://nacaoesmaltada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo é assim, enxerido kkkkkk... Vai poxa, é ótimo! Beijo :*

      Excluir
  3. Oi Ízis, achei bem legal essa exposição e mais legal ainda a ideia do rio por toda a exposição =)
    Beijos

    Suellen Esposte Blog | Facebook | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suellen, tudo bem? Que bom que gostou da exposição, e o rio foi demais mesmo, embeleza tudo! Beijos :*

      Excluir
  4. Oi gata, puxa eu trabalho tão pertinho e nunca fui lá....
    beijos,
    Adri Flora
    http://www.unhasebocas.blogspot.com.br
    Instagram : @blogunhasebocas
    https://www.facebook.com/pages/Unhasbocas/477832645611169?fref=ts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meninas, sério? não tem noção do que estão perdendo, apareçam por lá. Beijos :*

      Excluir
  5. que legal o museu Ízis, nunca fui em um grande desses haha
    adoro vlogs mas nunca tive coragem pra gravar

    beijo
    adoletas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você devia ir em um local assim e também filmar um vlog, é ótimo Mél. Beijos :*

      Excluir
  6. Quanta coisa para se ver, gostei que o local é agradável, moderno, nada a ver com a maioria dos museus, antigos e austeros.

    Bjos,

    Mony
    Um blog sobre esmaltes

    ResponderExcluir
  7. Te encontrei, enquanto navegava pela net. Já estou te seguindo, agradeceria se me seguisse também. Obrigada.

    http://renatacaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, um passeio super educativo e por um preço maravilhoso! Seu namorado é mto figura cara, igualzinho o meu kkkk' tenho q segurar pra ele não aparecer fazendo bobices rs'
    Beijoos ♥

    ResponderExcluir
  9. Belo tour e lindas fotos em ótima companhia.
    Ótima 5ª feira para vc!
    Obrigada pela visita.
    Beijos Coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
  10. mt bacana o post, adoro visitar museus, gostei mt de conhecer esse

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  11. Oi minha flor
    nossa que legal o vlog
    seu namorado muito engraçado
    adorei as fotinhos
    bjss

    Batom&Blush |http://marilisdasilvadutra.blogspot.com.br/|

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
♥ Theme por Erica Pires © 2013 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados • Melhor Visualizado no Google Chrome • Topo