Dicas de Leitura: saiba como organizar seu tempo para saborear um bom livro!

Oi amores,
Tudo bem?

Hoje a dica de leitura é um pouco diferente, isso mesmo, recebi algumas perguntas sobre como faço para ler tantos livros, mesmo com a rotina de estudo que eu tenho então, resolvi trazer algumas dicas para ajudar aquelas pessoas que gostam de ler mas não tem tempo ou, aqueles que precisam da leitura para algum trabalho escolar e, por algum motivo, não sabe inseri-la no dia-a-dia. Bom, antes de começarmos nosso bate-papo eu queria deixar uma frase que me ajudou bastante quando comecei a ler frequentemente sabe, ela me fazia lembrar da força que as palavras possuem quando bem colocadas: "Um livro é a prova de que os homens são capazes de fazer magia" (Carl Sagan). Vem conferir comigo algumas dicas que te ajudarão a organizar seu tempo e saborear um bom livro!



1. Queira ler / Queira muito!

Essa tinha que ser a primeira dica citada aqui pois, se você quiser mais sempre deixar para depois, acredite, você nunca terminará um livro. Quando comecei a ler regularmente eu tinha 16 anos, foi bem difícil já que detestava os paradidáticos escolares então, uma professora indicou que escolhesse um livro curtinho, de poucas páginas, escrita fácil e com um tema que chamasse minha atenção. Procurei nas livrarias e acabei trazendo para casa o pocket "Noite na Taverna" de Álvares de Azevedo, um livro que conta a história de 5 homens bêbados e seus relacionamentos e, foi depois desse livro que tomei gosto pela leitura. Hoje, quando compro um livro que estava querendo ler à algum tempo, basta sentar, começar e decidir que vou terminá-lo!


2. Otimize seu tempo.

Durante a graduação minha leitura alternativa diminuiu muito, principalmente quando comecei a estagiar e produzir meu TCC. O grande problema desse período era: apesar de estar lendo artigos e livros de Educação Física para o meu TCC, sentia falta de ler outras coisas, buscar novidades, interpretar outro modo de escrita então, resolvi organizar meu tempo e aproveitar cada instante de ócio para atualizar minha literatura. Passei a ler durante à volta pra casa no metrô, enquanto esperava para ser atendida em consultórios médicos, entre tantos outros locais que frequentava e ficava sem fazer nada por algum tempo. 


3. Carregue sempre um livro na bolsa.

Após aprender a otimizar meu tempo, andar sem um livro na bolsa tornou-se algo impossível. Se você carrega sempre um livro na bolsa terá material para ler em horas vagas, assim como eu eu tive durante os últimos anos da minha faculdade, uma dica: priorizem o pocket. Se você anda com uma bolsa pesada, como eu, ou não tem tanto espaço assim porque já carrega outros itens, entre tantas outras situações, vá por mim e compre pockets amiga, não pesará na bolsa e nem ocupará tanto espaço


4. Trabalhe em cima de metas / prazos!

Quando temos algum trabalho escolar para entregar, sempre dividimos as partes a serem desenvolvidas em dias, não é verdade? A mesma coisa você pode fazer com um livro, isso mesmo meninas, trabalhar em cima de metas sempre me ajudou a ler os livros, exemplo: quando tinha apenas 1 hora para a leitura de algum livro alternativo, optava por ler 1 capítulo (se fossem muitas páginas) ou, 2 capítulos (no caso dos pockets). Acreditem se quiser, li o livro "O Herói Perdido" de Rick Riordan, resenha aqui, nesse esquema e deu super certo!


5. Leia o que gosta.

Quando estava escolhendo o meu tema para o TCC os professores sempre diziam para escolhermos um assunto que nos identificássemos, que despertasse curiosidade e que, acima de tudo, gostássemos pois, se fôssemos escrever apenas pela obrigação ou o trabalho não ficaria bom ou, iríamos sentir dificuldade para escrever. Guardei essa informação para mim e coloquei como um objetivo de leitura sempre ler o que gosto, foi assim que escrevi meu TCC sobre a EJA, um segmento da Educação Básica com o qual gostei de trabalhar e despertou muita curiosidade; foi por causa dessa fala dos meus professores que percebi o quanto amo mitologia grega e romana e, foi assim que minha coleção de livros só aumentou. 


Bom meninas, essas foram as dicas que preparei para vocês baseada nas coisas que me ajudaram a ler com mais frequência, a otimizar o tempo "vazio" e claro, descobrir os gêneros que mais gosto. Ao longo da postagem vocês puderam ver alguns dos livros que comprei nos últimos tempos, foram eles:"Um amor para recordar" de Nicholas Sparks | "O pequeno príncipe" de Antonie de Saint-Exupéry | "Alice" de Carroll | "Diários do Vampiro: O despertar" de L. J. Smith | "O Herói Perdido" de Rick Riordan | "O retorno do jovem príncipe" de A. G. Roemmers | "Machado de Assis: o ideal do crítico" de Sabor Literário.

Se quiserem resenha de algum que apareceu por aqui é só pedir nos comentários, tá bom? Espero que as dicas ajudem  e comentem abaixo, deixem suas impressões que responderei o mais rápido possível! Beijos :* 
Comentários
28 Comentários

28 comentários :

  1. Adorei as dicas, otimas pra quem pretende ler muitos livros, mas nao consegue dividir o tempo. Usarei todas :D

    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila, que bom que gostou, espero que consiga usar as dicas e me avisa se der certo com você. Beijos :*

      Excluir
  2. Tem vezes que é tão difícil conciliar a leitura. Prefiro ler à noite! O trabalhao em escola não me dá muito espaço!
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou professora e senti muito isso na pele mas, mesmo quando meu tempo é a noite eu tento ler um pouquinho sabe, não gosto de abandonar a leitura alternativa porque isso trás conhecimentos também. Beijos :*

      Excluir
  3. super boas dicas! eu estou sempre lendo alguma coisa, dificil ficar sem a companhia de um bom livro

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, sou bem assim também Lívia. Beijos :*

      Excluir
  4. Eu não me organizo para ler kk, Sou assim: quando pega algum livro paro tudo para lê-lo, por isso geralmente, depende muito do livro, leio em dois tres dias. Mas quando estou em trabalho e estudando prefiro nem pegar livros. ótimas dicas
    Beijos
    Dezesseis de Volta | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, já fui assim como você mas, com o tempo a falta de tempo agrava então, essas dicas me ajudaram muito a criar uma rotina saudável sabe. Beijos :*

      Excluir
  5. Ótimas dicas, adorei!
    Preciso me acostumar a ler um pouco por dia e não esperar um tempão livre para poder ler metade do livro de uma vez.
    Assim devo conseguir ler ainda mais livros

    BeijO :*
    Blog Luanna Ravanelli / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, se você se organizar direitinho Luanna, conseguirá ler bastante. Beijos :*

      Excluir
  6. Adoorei as dias
    Beijos
    Blog: http://ingridegoes.blogspot.com.br/
    Fan page: goo.gl/JRFIIR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maya, tudo bem?? Espero que aproveite as dicas e me conta depois se conseguiu ler muitos livros. Beijos :*

      Excluir
  7. Acredito que basta querer, mas as dicas são ótimas ;) gostei delas, acho que vou precisar esse ano pois será tudo muito corrido (estou no segundo ano e quero fazer o ENEM então vou estudar conteúdos do terceirão também e nas férias de julho quero trabalhar, isso além de ter dois Blogs e ser aspirante a escritora, ahah. Não posso deixar de ler nunca, pois minha escrita depende disto)
    Beijosss
    http://contou-r.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yulsi, que bom que vai aproveitar as dicas, querer escrever depende de leitura e muita dedicação mesmo, e claro, vai poder aproveitar essas dicas para estudar para o ENEM também porque divisão de horário é tudo. Beijos :*

      Excluir
  8. Oi minha flor
    ótimas dicas vou salvar e tentar aproveita-las ao máximo
    quero muito voltar a ler novamente andei meio para em 2014 mas agora em 2015
    quero muito voltar a minha rotina de leitura ;)
    bjss

    Batom&Blush |http://marilisdasilvadutra.blogspot.com.br/|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marilis, que bom que vai tentar voltar a ler, eu não consigo parar e quando deixo por um tempo minha prática me sinto desatualizada.

      Beijos :*

      Excluir
  9. Difucil eu me organizar pra ler viu...mas gostei dasd dicas.


    Bjim ...
    blog Usei Hoje
    Instagram | Twitter | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas todos conseguimos, tenta e me diz se conseguiu depois tá. Beijos :*

      Excluir
  10. Respostas
    1. Tenta colocar as dicas em prática Camila, me conta se conseguir tá bom. Beijos :*

      Excluir
  11. Eu sempre levo meu livro na bolsa e aproveito o tempo no ônibus, intervalos das aulas, enquanto aguardo nas filas, e a noite quando o sono não vem. Quando é versão online ou em pdf (mas prefiro os de papel) sempre deixo no celular e aproveito pra ler enquanto to de bobeira!!!

    Ótimas dicas :)
    Beijos!!!

    www.nosite.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso que acontece comigo e, assim como você, prefiro os livros livros mesmo sabe kkkkk, quando é digital o sono chega mais rápido ou minha vista fica muito cansada.

      Beijos :*

      Excluir
  12. AMO ler, mas confesso que parei por um loongo tempo
    preciso readquirir esse hábito

    beijo
    Adoletas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa mesmo Mél, faça isso porque a leitura é algo que sentiremos falta lá na frente. Beijos :*

      Excluir
  13. Ízis, amo ler, rsrsrsrs acho que todo mundo já sabe. E sou daquelas que gosto de ler o livro mesmo sem a modernidade do E-book, gosto do cheiro das páginas, do prazer de passar uma a uma e ao final do momento leitura ver contas li, rsrsrsrs Legal suas dicas. Viva a leitura.
    Beijos U&B
    Cláudia
    www.unhasebocas.blogspot.com.br
    Instagram @blogunhasebocas
    Facebook Unhas&bocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabia que vocês gostariam das dicas, são viciadas em livros como eu! kkkkkkk <3

      Excluir
  14. Muito boas as dicas, preciso começar a ler mais!
    Bjs
    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita mesmo as dicas, espero que consiga criar um hábito de leitura. Beijos :*

      Excluir

Olá, meu nome é Ízis Miranda, sou pernambucana e tenho 25 anos. Especialista em Educação Física Escolar, maquiadora e colecionadora de sonhos. Apaixonada por fotografia, moda, maquiagem, filmes, literatura, chocolate, basquete, dança e esmaltes! Autora do Vidro Colorido, meu diário virtual sobre o universo feminino.

Facebook

Youtube

Postagens populares

Arquivos

Publicidade

Tecnologia do Blogger.
 
Todos os direitos reservados 2016 - 2017 | Design E Programação: Espalhando Bonitezas