Dica de Leitura: 5 dicas para te ajudar a ler em outro idioma!


Recentemente uma amiga me pediu para postar dicas de leitura que a ajudassem a ler em outro idioma, já que ela começou a fazer cursinho de inglês e sabia que eu tinha terminado o de espanhol. Depois desse pedido inadiável, fui procurar na minha coleção de livros alguns exemplares em outro idioma que eu já tivesse lido e, encontrei 3 tipos bem diferentes: um quadrinho da Mônica Jovem, o livro de poemas Dulce Amargo, da cantora mexicana Dulce María, e La Mujer Habitada de Gioconda Belli. Bom, sem mais delongas, vem conferir minhas 5 dicas para ler em outro idioma, seja ele qual for, e como cada tipo literário citado acima se encaixou na minha evolução!



1. Não espere ser bom no idioma para se jogar na leitura!

Pois é meninas, vocês podem até nem acreditar nisso mas, se você esperar até ser muito bom na gramática para começar a exercitar sua leitura te garanto uma coisa: você levará muito tempo para chegar a etapa leitura e ainda, terá deixado de lado uma parte muito boa do seu aprendizado. Quando peguei meu primeiro livro em espanhol para ler, eu estava no ensino médio, não fazia curso ainda, mais queria ler porque gostava da autora/cantora e me identificava com os poemas que ela escrevia. Pensei que não conseguiria terminar a obra e não entendia muitas das palavras usadas por ela mas, continuei insistindo e consegui terminar o livro. Se você souber escolher o livro adequado você vai longe, claro que existem níveis diferentes de leitura e para começar vale até pegar um livro infantil, com figuras, que por sinal, ajudam muito na interpretação do texto.


2. Tome cuidado com suas escolhas

Como disse no finalzinho do tópico anterior, existem livros com níveis diferentes dentro de cada idioma, e você que está começando precisa ter em mente que: não adianta começar a ler pelos livros com ortografia antiga pois, isso só dificultará sua vida. Você pode começar com livros mais novos, talvez até aqueles que você já tenha visto o filme, porque isso facilitará o entendimento da história como um todo ou, pode seguir o mesmo caminho que eu segui, como assim Ízis? Após terminar a leitura do livro Dulce Amargo, da cantora/autora mexicana Dulce María, me aventurei nos quadrinhos da Mónica Joven, escritos por Maurício de Souza e adaptados para todos os idiomas. Como o quadrinho é feito para o público infanto-juvenil e tem muitas figuras, consegui entender bem os diálogos e aprendi palavras novas.


3. Não seja a louca do dicionário/entenda o contexto por completo

Durante o curso de espanhol meus professores passavam alguns paradidáticos que a turma deveria ler e, muitos dos meus colegas casavam com os dicionários durante o período que realizavam essas leituras pois, alegavam que muitas palavras eram desconhecidas e com o dicionário conseguiriam compreender melhor a leitura. Particularmente, nunca fui de fazer isso, sempre li e reli o parágrafo para entender o contexto todo pois, às vezes aquela expressão desconhecida exerce uma função dentro do todo e, só quando essa prática não me ajudava é que eu recorria ao velho dicionário. Hoje consigo ler um texto em espanhol, pensar em espanhol e só depois que termino a leitura, traduzo tudo para o português, ou seja, quanto mais familiarizado com a língua e pensando no idioma você estiver, mais fácil sua leitura será.


4. Leia com frequência

Se você começar a ler em outro idioma, terminar um livro e depois deixar de praticar, você vai esquecer muitas coisas e enferrujar com o tempo então, mesmo que todos os livros que você lê não sejam em outra língua, vale a pena dar espaço para que um dos livros do mês seja, pois com isso você manterá uma rotina/frequência de leitura que te proporcionará muitos aprendizados. Se não tiver tempo de ler uma obra maiorzinha, procura na livraria uma que seja fininha, que atenda ao estilo literário que você mais gosta, mas não deixe tudo que você veio fazendo até aqui de lado!


5. Leve todo o aprendizado para o dia-a-dia

Mesmo depois de ter terminado meu curso de espanhol nunca parei de pesquisar, ouvir músicas de bandas que gosto, como o grupo Maná, e de buscar na rua palavras ou expressões que aprendi com minhas leituras. Se você lê em inglês garanto que usar seu aprendizado no dia-a-dia será bem mais fácil pois, tem outdoors que usam palavras em inglês, anúncios, entre tantos outros estabelecimentos. Dependendo da área que você estuda, no meu caso Educação Física, você pode encontrar artigos em outro idioma e, com sua leitura afiada, poderá se jogar sem medo algum. Lembrem-se sempre: quanto mais você pratica e pesquisa, melhor você fica mas, não atropele as coisas, vá com calma e no seu tempo que tudo dará certo!

Bom amores por hoje é isso, essas são as dicas que acho de suma importância para quem quer ler em outro idioma, ou melhor, para quem quer aprender com esse tipo de leitura. Espero que gostem e aproveitem as dicas pois, foram colocadas aqui com muito amor. Beijos e até a próxima :*

20 comentários:

  1. Ótimas dicas! Estou realmente precisando me aprofundar mais no espanhol e a dica dos livros e HQs me interessou muito. Tenha um final de semana abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, que bom que gostou das dicas, valem super a pena mesmo! Beijos :*

      Excluir
  2. Adorei as dicas! Com uma leitura interessante e divertida o aprendizado vem mais rápido!
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente Paty, tudo fica mais fácil quando nos interessamos pela leitura e vamos de cabeça nessa viagem. Beijos :*

      Excluir
  3. No meu curso de inglês estamos começando a ler livros para pré adolescentes, e assim vamos avançando cada vez mais.
    Ótimas dicas.
    Beijão <3

    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom Marcela, começar do mais fácil para crescer na leitura, facilita muito e nos da um bom entendimento da gramática também. Beijos :*

      Excluir
  4. Super válidas as dicas, eu adooorei!
    Fiz até um vídeo falando como estou aprendendo inglês em casa
    https://www.youtube.com/watch?v=h8U3J1io_mA
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, que bom que gostou, espero que aproveite ao máximo e que elas te ajudem também. Beijos :*

      Excluir
  5. Que legal adorei o post!!! DICAS ótimas amei..
    Beijokas da Camila e Carol
    http://www.vamospapear.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, que bom que gostou, espero que elas te ajudem. Beijos :*

      Excluir
  6. Adorei as dicas, pq eu sou péssima.
    Obrigada pelo seu comentário achei fofo" deu alegria as unhas"
    Excelente final de semana para vc!
    Obrigada pela visita
    Beijos Coloridos!!!♥♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk que isso Margô, espero que as dicas te ajudem a melhorar então. Beijos :*

      Excluir
  7. Adorei as suas dicas , principalmente com o Gibi da Turma da Mônica , que gosto desde quando era criança , com certeza vai ser mais fácil!
    Beijos!

    Unhas Clássicas e Modernas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, sim, com hqs é bem mais fácil porque a figura ajuda no entendimento e as palavras possuem uma entonação na nossa mente. Beijos :*

      Excluir
  8. TDMJ ♥ ontem mesmo tava numa palestra com um dos idealizadores

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas, a terceira é fundamental. Quando fiz o curso de inglês, tentava entender todo o conteúdo antes de pegar o dicionário!
    Beijos e boa semana ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, realmente, sempre fiz isso e achava que compreendia tudo muito bem e aquilo que não entrava, pegada o dicionário para ajudar. Beijos :*

      Excluir
  10. oi lindona , adorei as dicas estou indo agr mesmo ler paginas e mais paginas de direito penal !
    beijinhos
    Sorria Princesinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laryssa, que bom que gostou e espero que te ajudem! Beijos :*

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
♥ Theme por Erica Pires © 2013 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados • Melhor Visualizado no Google Chrome • Topo