Dica de Leitura: Noite na Taverna


Alguns anos atrás, mais precisamente no 2º ano do ensino médio, comprei o livro Noite na Taverna, escrito por Álvares de Azevedo, para ler e tentar me acostumar com a escrita clássica brasileira, uma vez que esse tipo de literatura está presente no vestibular. O que eu não imaginava é que ficaria apaixonada pelo livro, a ponto de sempre relê-lo quando a saudade bate. Por causa disso, não poderia deixar de trazer essa "Dica de Leitura" para vocês. Vem comigo?

Autor: Álvares de Azevedo | Editora: Avenida | Páginas: 112
*Esta resenha não contém spoiler!



Noite na Taverna é um livro de literatura clássica que, trás amores proibidos e aventuras macabras em suas páginas. Em uma taverna, 5 boêmios contam histórias de embriaguez, mulheres e orgias que viveram durante os anos de suas vidas. Dividido em contos, essa obra literária nos apresenta a trajetórias intensas da fase ultra-romântica da literatura brasileira escrita por Álvares de Azevedo.



Apesar de cada conto girar em torno de personagens diferentes, suas histórias mantêm um estreito elo que se evidencia na última parte do livro, intitulada de "Último Beijo de Amor". Outro ponto que chamou bastante minha atenção foram os trechos em outros idiomas, isso mesmo, cada capa de conto possui uma citação de outros autores, dentre eles: Shakespeare. Para quem está lendo Noite na Taverna na época de prestar vestibular, pode dar uma atenção ao finalzinho da obra onde existem as "Notas", que são as traduções dos trechos em idiomas variados e também, ao "Saiba Mais" que, explica o contexto do livro.



No quesito aparência, o livro não impressiona muito mas, pelo valor que paguei - R$2,99 - está ótimo e bem montado! A edição que possuo é pocket, perfeita para carregar na bolsa e ler em qualquer lugar; suas páginas são branquinhas e as letras em tamanho reduzido porém, nada que prejudique a leitura. A imagem da capa traduz perfeitamente o universo boêmio, com agouros de morte e homens fadados pelas próprias histórias de vida!

"Bem, Julieta. Hei de me deitar com você essa noite" (William Shakespeare)


Apesar de ser literatura clássica brasileira, confesso que adorei o livro e como disse no início da postagem, sempre que a saudade bate eu o releio. Indico Noite na Taverna para os jovens que não gostam de ler pois, em poucas páginas Álvares de Azevedo consegue nos conquistar e contar 5 histórias repletas de aventura; aos que já possuem hábitos de leitura, para que assim possa se jogar em trajetórias reais e com expectativas de amores intensos e claro, para aqueles que carregam uma obra na bolsa para ler em qualquer lugar!

Comprei esse exemplar de Noite na Taverna no Atacado dos Presentes da Conde da Boa Vista, Recife (PE), mas se perto da sua casa possuir uma livraria qualquer, acredito que o encontre também! Espero que tenham gostado da dica, e me contem nos comentários o que acharam.

Beijos e até mais :*
Comentários
14 Comentários

14 comentários :

  1. Gostei da resenha,fiquei tentada a ler.
    bjkas linda
    http://www.garotafucada.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bê, que bom que gostou, espero que leia e goste do livro também. Beijos :*

      Excluir
  2. Oi Ízis!
    Li Noite na Taverna quando estava terminando o segundo grau (q foi tipo, em 2007) e simplesmente amei!! Na época eu estava muito chateada com os livros que a escola nos fazia ler porque era tudo chato demais para minha cabeça de 17 anos, foi quando peguei esse e amei!
    A minha Ed tbm não impressiona nadinha, esse livro tem mesmo muitas Ed bastante simples, mas vale muito a leitura, eu tbm recomendo e adorei saber que vc tbm curtiu!!

    Um bjoo

    www.vivendovivi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi vivi, fico feliz que tenha lido e gostado tanto quanto eu e sim, concordo que as escolas não procuram muitos livros bons para nos prender nessa parte da literatura mas, se procurarmos encontramos alguns até legais, como esse da resenha de hoje. Beijos :*

      Excluir
  3. Oii, tudo bom
    Adorei a dica, ainda não li esse livro.
    Um beijo
    Katrine Bernardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia Katrine, ele é muito bom. Beijos :*

      Excluir
  4. Boa dica.
    Bem fininho, capaz de eu ler. rs

    Bjim ...
    blog Usei Hoje

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, que bom que gostou da dica, espero que leia. Beijos :*

      Excluir
  5. Mais um livro pra minha lista... rs
    E adoro livros que a gente consegue ler rapidinho... acho uma delícia!

    Bjsss
    http://mundodelatita.blogspot.com
    http://instagram.com/mundodelatita
    http://facebook.com/mundodelatita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tita, que bom que gostou e adicionou a sua listinha. Espero que leia e me diga o que achou. Beijos :*

      Excluir
  6. Não é o tipo de obra que me agrade, mas parece ótimo!

    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty, ele é ótimo sim e rapidinho de ler. Beijos :*

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Parei aqui no seu blog pelo femmelist. Adorei a resenha, muito difícil encontrar pessoas sem preconceitos que incluem também na suas leituras os clássicos <3

    Parabéns!

    ResponderExcluir

Olá, meu nome é Ízis Miranda, sou pernambucana e tenho 25 anos. Especialista em Educação Física Escolar, maquiadora e colecionadora de sonhos. Apaixonada por fotografia, moda, maquiagem, filmes, literatura, chocolate, basquete, dança e esmaltes! Autora do Vidro Colorido, meu diário virtual sobre o universo feminino.

Facebook

Youtube

Postagens populares

Arquivos

Publicidade

Tecnologia do Blogger.
 
Todos os direitos reservados 2016 - 2017 | Design E Programação: Espalhando Bonitezas