Dica de Leitura: De Volta aos Quinze


Quem me acompanha no instagram (@izis.miranda) deve ter percebido que, de uns dias pra cá, venho colocando fotos de alguns trechos do livro De Volta aos Quinze, escrito pela blogueira/youtuber Bruna Vieira, confira o blog Depois dos Quinze clicando aqui. Apesar de acompanhar o trabalho da Bruna à algum tempo, nunca tinha lido nenhuma de suas obras. Foi graças ao namorado mais lindo do mundo que, finalmente, tive acesso ao primeiro livro da série "Meu Primeiro Blog". Vem comigo conferir o "Dica de Leitura" de hoje?

Autora: Bruna Vieira | Editora: Gutenberg | Páginas: 222
*Esta resenha não contém spoiler! 



De Volta aos Quinze é um livro adolescente que conta a história de Anita, uma mulher de 30 anos cuja vida não é o que ela imaginou para si pois, sua vida amorosa é um fracasso e seu trabalho não é gratificante. Um belo dia, Anita precisa voltar a sua cidade natal para o casamento da sua irmã e com isso, as mudanças começam a aparecer na vida da personagem, a começar pelo reencontro com seu primeiro blog, escrito quando tinha apenas 15 anos. Ao ler o primeiro post publicado no antigo espaço virtual, algo inusitado acontece, e tudo ao redor de Anita se transforma de repente!


Quando a agonia passa e, finalmente, Anita consegue prestar atenção em si mesma, percebe que não tem mais o corpo de uma pessoa adulta e sim, o de uma menina de 15 anos de idade. Com uma cabeça de adulto no corpo de uma adolescente, a personagem precisará reviver uma das épocas mais complicadas de sua vida: o ensino médio! Porém, ao tentar modificar acontecimentos, ela percebe que  as consequências nem sempre serão as melhores, o que pode deixar sua vida ainda mais conturbada. 



Falando um pouco sobre os aspectos físicos do livro, preciso parabenizar a Mariana Valente pela bela ilustração da capa, a composição ficou bem leve devida a cor clara que foi colocada no fundo e com toque romântico/tristonho, graças ao rosinha e preto das folhas da árvore e do banco, respectivamente. O título do livro é em alto relevo, o que achei bem legal e diferenciado de muitas outras obras literárias que vemos nas prateleiras das livrarias, e o desenho da Anita sentada no banco além de alto relevo possui brilho, como se fosse envernizado. A lambar do De Volta aos Quinze acompanha a mesma ideia da capa, e dá continuidade a contracapa pois, a árvore liga a cidade de São Paulo (capa) a Imperatriz (contracapa), cidade do interior descrita no livro.


As folhas do livro De Volta aos Quinze são um pouco grossinhas, chegam a lembrar a textura de um papel cartão, mas nada que incomode ao longo da leitura. Considerei as letras em tamanho bom, um vez que lia este livro antes de dormir e não embaralhei nada! No início de cada capítulo encontramos trechinhos interessantes que, não só dão uma introdução ao que estará destrinchado no capítulo como também, nos ensinam várias lições de vida. Ao longo do livro também encontramos outras ilustrações, como por exemplo: playlists, checklist, conversas de facebook, entre outras que, vocês podem ver logo abaixo.



Bom meninas, como disse no início da postagem de hoje, o livro De Volta aos Quinze é bem adolescente e retrata muito da vida da Bruna, que é do interior e se mudou para São Paulo, que mudou de escola no 1º ano do ensino médio e que também sofreu buylling como a Anita. Mesmo com todas as semelhanças existentes entre a autora e a personagem principal do livro, não achei a obra chata, pelo contrário, a escrita leve e cheia de sentimento da Bruna nos transporta junto com a Anita para seus 15 anos de idade. Outro ponto que achei interessante foi a forma adotada pela autora para promover as viagens no tempo sem quebrar a linha de raciocínio da história, até porque isso é bem difícil de acontecer. A única coisa que não me deixa dar mil estrelas para esse livro é o desenvolvimento dos personagens secundários, como assim Ízis? A Bruna adicionou personagens bem interessantes a vida da Anita mas, não os deu vida própria e com isso, tudo ficou muito centralizado na cabeça da personagem principal e nas suas escolhas. 

   
Bom amores por hoje é isso, espero que tenham gostado da resenha do livro De Volta aos Quinze e se você é adolescente, ou está passando pela experiência de trocar de escola, leia este livro que eu tenho certeza que vai se identificar com várias partes. Se você já leu esse livro me conta o que achou, se concorda comigo ou não, quero saber de tudo, ok?

Beijos e até a próxima :*
Comentários
8 Comentários

8 comentários :

  1. Oi minha flor
    nossa a Bruna tem um lindo trabalho de blogueira não sabia
    que tinha escrito um livro parece ser ótimo adorei a dica apesar de ser mais para adolescente ;)
    bjss

    Batom&Blush
    |http://marilisdasilvadutra.blogspot.com.br/|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ela tem trabalhos literários sim Marilis, escreve bem e mesmo sendo adolescente vale a pena ler, nos transporta sabe. Beijos :*

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi Denise vale a pena você ler, é uma escrita leve bem legal. Beijos :*

      Excluir
  3. Vou querer ler. Muitas vezes me pego pensando no que ue faria se pudesse voltar aos 15 anos novamente. Já foi pra lista!
    Luci
    Liga dos Esmaltes
    Ponto de Exclamação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luci, fico feliz que tenha colocado na lista e pretenda lê-lo, eu adorei. Beijos :*

      Excluir
  4. O tema do livro já foi bem trabalhado em filmes, mas em livros é a primeira vez que vejo! Me animei na leitura, mesmo sendo voltado para adolescentes
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Paty, também adoro ler livros variados, seja voltado a adolescente ou criança, tanto que sou apaixonada pelo pequeno príncipe. Beijos :*

      Excluir

Olá, meu nome é Ízis Miranda, sou pernambucana e tenho 25 anos. Especialista em Educação Física Escolar, maquiadora e colecionadora de sonhos. Apaixonada por fotografia, moda, maquiagem, filmes, literatura, chocolate, basquete, dança e esmaltes! Autora do Vidro Colorido, meu diário virtual sobre o universo feminino.

Facebook

Youtube

Postagens populares

Arquivos

Publicidade

Tecnologia do Blogger.
 
Todos os direitos reservados 2016 - 2017 | Design E Programação: Espalhando Bonitezas