Dica de Leitura: Os contos de Beedle, O Bardo



O mês de novembro chegou e com ele nossa atividade mensal sobre livros, ou seja, o "Dica de Leitura" está no ar! O livro que será resenhado hoje atende pelo nome de Os contos de Beedle, O Bardo e é um dos adicionais da saga Harry Potter, escrita por J. K. Rowlling. Se você assistiu os filmes de HP deve ter prestado atenção em um conto lido por Hermione na primeira parte do final épico, o nome dele é "O conto dos três irmãos", que faz parte deste livro. Depois de ouvi-lo no filme, fiquei muito curiosa sobre essa outra parte da magia de Rowlling então, na Fenelivro 2015, reveja aqui, adquiri meu exemplar de Os contos de Beedle, O Bardo. Vem conferir esse livro juntinho comigo.

Autora: J. K. Rowlling | Editora: Rocco | Páginas: 107
* Esta resenha não contém spoiller!



Os contos de Beedle, O Bardo é um dos adicionais da saga Harry Potter que, conta com 5 histórias curtinhas bem populares entre os jovens bruxos e bruxas tanto quanto o conto "A bela adormecida" é para nós, os trouxas. Como este livro faz parte da história de HP e inclusive, segundo J. K. Rowlling, e uma das obras literárias encontradas na biblioteca de Hogwarts, a autora escreve como se o escritor do livro fosse Beedle, O Bardo. Outro ponto interessante evidenciado pela autora é que, o exemplar é traduzido pela bruxinha mais amada de todos os tempos - Hermione - e ainda está repleta de comentários do ex-diretor da escola de magia e bruxaria, Alvo Dumbledore. 



Falando um pouco sobre os aspectos físicos do livro, preciso parabenizar a J. K. Rowlling pelas ilustrações que, apesar de retratarem o mundo da magia e bruxaria não ficaram pesadas. O traço é fino, delicado e passa tudo que os contos necessitam para que possamos entendê-los no ato da leitura. As letras do título desse livro possuem um brilho sutil que só pode ser visto de encontro com a luz e, a cor escolhida para a capa e contracapa da obra foi perfeita pois, dá uma ideia de livro antigo, como se estivesse surrado de tanto ser lido. A lambar segue a mesma perspectiva. Ao longo do livro encontramos outras ilustrações, como por exemplo: no topo de cada conto, como podem ver nas fotos abaixo. Por falar em contos, não vou falar muito de cada história pois, isso levaria muito tempo e deixaria a postagem enorme então, coloquei um resuminho abaixo e destacarei as histórias que mais gostei de Os contos de Beedle, O Bardo.



- O bruxo e o caldeirão saltitante: esse conto fala sobre um pai e seu filho, bruxos talentosos que ajudam os trouxas com seus problemas de saúde, entre outros. Porém, o filho é arrogante e metido por possuir magia e diz a seu pai que nunca ajudará os trouxas como ele faz. Então, após a morte do seu velho pai, a vida do jovem muda graças a um caldeirão mágico que lhe foi deixado. 

- A fonte da sorte: aqui você conhecerá três heroínas que buscam a solução dos seus problemas na chamada fonte da sorte mas, não sabem o que vão encontrar em sua jornada. Ao longo do percurso elas precisam fazer escolhas que muitas vezes, não são nada fáceis de serem tomadas, mas sem esses sacrifícios os caminhos até a fonte não se abrem. O que vocês acham que elas encontraram nas águas da fonte? 

- O coração peludo do mago: esse é um dos meus contos favoritos da obra, além de ser bem dramático. O mago em questão decide, de uma hora para outra, não se apaixonar pois, o amor o deixaria fraco. Para evitar que esse sentimento o pegasse desapercebido, ele recorre a famosa magia negra e se torna uma pessoa insensível e fria. Com o passar do tempo e claro, a presença de uma mulher encantadora, o mago tentará mudar sua atual condição sentimental.

- Babbitty, a coelha, e seu toco gargalhante: essa é a história citada por Ron quando Hermione vai ler outro conto do livro no filme Harry Potter e as relíquias da morte - parte 01. Nessa história o rei decide que só ele poderá praticar magia e, para aprender os conhecimentos da bruxaria, contrata um professor. Babbitty é uma serva do rei e sempre que assisti as aulas dele começa a rir pois, percebe que o tal professor é fajuto. Claro que não demora muito para o professor perceber que Babbitty tem poderes mágicos e passa a chantageá-la. O que vocês acham que Babbitty fará?

- O conto dos três irmãos: definitivamente esse é meu conto favorito em Os contos de Beedle, O Bardo. Neste conto você vai se deparar com 3 irmãos bruxos que enganam a morte e, por serem tão astutos, o ser do mundo das trevas lhes presenteia com 3 relíquias, são elas: a pedra da ressurreição, a capa da invisibilidade e a varinha das varinhas. Após receberem seus presentes cada irmão segue seu caminho, sem saber que a morte está a espera de cada um deles.


Como disse no início dessa postagem, após cada conto do livro Os contos de Beedle, O Bardo, podemos encontrar comentários do professor Alvo Dumbledore que, além de falar sobre o período histórico ao qual aquela história está ligada, também nos deixa a par das dificuldades que passou para que esse livro não fosse retirado da biblioteca da escola de magia e bruxaria de Hogwarts. Também encontramos nota de rodapé nas folhas dessa obra que facilitam a leitura dos contos, até porque somos trouxas e não bruxos, não é verdade?

No geral, gostei do livro e sua leitura se torna fácil graças aos comentários e rodapés adicionados por J. K. Rowlling. Se você é fã de Harry Potter e ainda não leu este livro, ou mesmo que não seja fã mais tem curiosidade de saber mais sobre o mundo da magia, vale a pena adquirir a obra e mergulhar de cabeça. Vou deixá-las por aqui, espero que tenham gostado da dica de leitura do mês e me contem nos comentários se já leram Os contos de Beedle, O Bardo!
Curiosidade: a renda adquirida com a venda dos exemplares de Os contos de Beedle, O Bardo é doada a instituição Children's High Level Group. 
Comentários
10 Comentários

10 comentários :

  1. Oi Lindona !
    parece ser maravilhoso fiquei curiosa em ler.
    Tem postagem nova no meu blog, vem conferir !
    Meu Blog: ➥ Plantão da Beleza
    Lojinha de Templates: ➥Lojinha Blog Chic
    Meu Instagram➥@simarapink
    Meu Canal no Youtube: ➥ Vídeos do Canal
    ✿.♥.✿.♥.✿.¸.•*¨*•►BeijosssssssssSimara Pink ♥♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sí, fico feliz que tenha gostado do livro, espero que leia qualquer dia desses. Beijos :*

      Excluir
  2. Adorei a resenha, amo leituras mais leve, pra relaxar mesmo, fiquei com vontade de ler esse agora
    Beijos
    http://www.segredosdacahlima.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, espero que o leia um dia desses e realmente ele é bem levinho de ser lido, contos curtinhos e letra confortável. Beijos :*

      Excluir
  3. Adorei a resenha, a história é bem interessante.

    Bjss

    Linda Menina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriane, tudo bem? Que bom que gostou da resenha e espero que, um dia, venha a ler este livro. Beijos :*

      Excluir
  4. Não conhecia esse livro , não sou chegada no famoso Harry , pode ma matar hahahaha , mas o legal é q esse livro não precisa de outros pelo visto pra ter um total entendimento.
    Achei a capa super linda!
    Beijos!

    Unhas Clássicas e Modernas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, entendo você não ser fã de HP, até porque ninguém precisa amar fantasias o tempo todo! Bom, realmente os contos não precisam de outro livro por trás mas, os comentários de dumbledore são sempre interligando o adicional a saga normal então, provavelmente você fique perdida por não gostar de HP. Beijos :*

      Excluir
  5. Nem preciso falar que já quero ler. Saudades dessa série de livros
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty, que bom que gosta de HP, realmente bate uma saudade de quando aguardava os filmes entrarem no ar, não é? Beijos :*

      Excluir

Olá, meu nome é Ízis Miranda, sou pernambucana e tenho 25 anos. Especialista em Educação Física Escolar, maquiadora e colecionadora de sonhos. Apaixonada por fotografia, moda, maquiagem, filmes, literatura, chocolate, basquete, dança e esmaltes! Autora do Vidro Colorido, meu diário virtual sobre o universo feminino.

Facebook

Youtube

Postagens populares

Arquivos

Publicidade

Tecnologia do Blogger.
 
Todos os direitos reservados 2016 - 2017 | Design E Programação: Espalhando Bonitezas