Dica de Leitura: Princesa Adormecida


Sabe quando você descobre que é apaixonada por releituras dos contos de fadas? Pois é, essa foi minha descoberta enquanto lia o livro Princesa Adormecida, escrito pela autora Paula Pimenta. Apesar de ter demorado um pouco mais para lê-lo do que demorei em Cinderela Pop, reveja resenha aqui, confesso que me senti de volta a minha adolescência, aos sentimentos que afloram nessa fase do nosso amadurecimento e o melhor, me peguei imaginando cada momento descrito pela Paula nas páginas deste conto de fadas super atual. 

Autora: Paula Pimenta | Editora: Galera Record | Páginas: 189
*Esta resenha não contém spoiller!




Princesa Adormecida é uma releitura do clássico conto de fadas A Bela Adormecida mas, com uma pegada jovial e atual, pontos que o caracterizam como livro adolescente e ainda adicionam durante sua leitura. Neste livro vamos conhecer Áurea Bellora, uma menina que é afastada dos seus pais após ser sequestrada e recuperada, quase que instantaneamente, durante seu batizado. Para protegê-la, seus pais forjam sua morte e a mandam morar com três tios no Brasil, onde ganha uma nova vida e um novo nome, passando assim a ser conhecida como Anna Rosa. 


Com o tempo Anna passa a acreditar que toda aquela história de sequestro, mudança de vida e morte forjada era apenas ilusão dos tios, ou seja, que eles a contaram isso por serem super protetores e para ajudá-la a superar a morte/falta que sentia dos pais. Até que, um belo dia, os tios de Anna resolvem matriculá-la em um colégio interno para que a adolescente tenha contato com outras pessoas da sua faixa etária e é a partir daí que a vida dela começa a mudar! Bom, daqui por diante não posso contar mais nada sobre a história para vocês, só lendo o livro Princesa Adormecida para ter acesso a mais detalhes. 


Pulando da história do livro para os aspectos físicos, preciso parabenizar, mais uma vez, o Renato Guedes pela ilustração da capa, ele conseguiu evidenciar todas as características da Anna perfeitamente: seu cabelo loiro, o vestido azul que ela usa em determinado ponto do livro, o celular e ainda, todo o contexto do cenário repleto de flores. A contra capa também não deixa a desejar, ela continua com o corpo da nossa Princesa Adormecida e o cenário florido, além de conter balões de mensagens de texto, o que relembra bem o toque jovial e atual desta obra. A lambar é simples e delicada! As folhas deste livro são um pouco grossinhas e amareladas, lembram papel cartão, mas nada que incomode ao longo da leitura. A fonte está em um tamanho bom, consegui ler o livro tranquilamente a noite, não tive dores de cabeça e muito menos embaralhei as coisas.



Bom, ao longo do livro encontramos ilustrações simples, como essas mensagens de texto e o noticiário acima. Além disso, também encontramos a ligação entre o conto Princesa Adormecida e Cinderela Pop, isso mesmo amores, em alguns momentos da história a nossa cinderela Cintia é citada, o que me deixou bem feliz em ver o cuidado que a Paula Pimenta possui em interligar seus livros. Não sei se comentei com vocês na resenha de Cinderela Pop que Princesa Adormecida foi publicado primeiro mas, por gostar mais da Cinderela acabei lendo os livros na ordem contrária, comentei? No fim das contas, foi bom ter lido Princesa Adormecida depois assim, quando a Cintia apareceu eu já sabia sua história e aquele momento não ficou vazio para mim! 


Apesar de ser um livro adolescente a Paula Pimenta conseguiu me fazer suspirar pela história da Anna através da sua escrita convidativa, me fez querer tirá-la de todo drama familiar no qual ela está inserida e ainda, me deixou muito feliz por ter interligado o livro Princesa Adormecida ao Cinderela Pop de uma maneira sutil, simples e bem contextualizada. Também preciso destacar que sim, existem pontos em comum com a história da Bela Adormecida, veja alguns abaixo:
  • As três fadas que são madrinhas da Bela Adormecida são mantidas no livro escrito pela Paula Pimenta porém, não são fadas e sim os tios de Anna Rosa.
  • A bruxa conhecida como Malévola do conto de fadas também está presente na obra de Paula, mas possui outro nome e não é bruxa, apenas uma mulher rancorosa.
  • Sabe aquela roca onde a Bela Adormecida espeta o dedo aos 16 anos? Pois é, a ideia de espetar o dedo aos 16 anos continua no livro Princesa Adormecida mas, com uma roupagem diferente e por motivos diferentes também.
Já falei mais do que deveria falar sobre a obra Princesa Adormecida e por isso, deixo vocês por aqui, com gostinho de quero mais e reabrindo nossas atividades mensais do "Dica de Leitura". Espero que tenham gostado da resenha e me contem nos comentários o que acharam, se já leram este livro, quero saber de tudo!

Beijos e até a próxima :*

8 comentários:

  1. Ja quero ler com certeza.
    Tem um super sorteio rolando no blog e vc não pode ficar de fora.
    Venha conferir.
    Blog Estilo.Quem tem?
    Quer ter mais acessos ao seu blog? Acesse HitLeap - #
    Seja um afiliado Egrana e ganhe dinheiro na internet de um jeito bem fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza, tudo bem? Que bom que quer ler este livro, ele é ótimo. Beijos :*

      Excluir
  2. Eu já queria comprar e com essa resenha me apaixonei mais, e vou adquirir já ♥
    Beijinhos
    Menina Caprichosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alanna, tudo bem? Que bom que queria ler esse livro, espero que consiga porque ela é ótima. Beijos :*

      Excluir
  3. A tempos não leio um livro nesse estilo, já me empolguei!
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty, tudo bem? espero que volte ler porque essa atividade faz toda a diferença. Beijos :*

      Excluir
  4. Faz um tempão que não leio livros assim, leves. Mas esse vai para o topo da lista com certeza =)
    Beijos
    www.emtonsfrios.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, sério? não consigo passar muito tempo sem ler livros. Beijos :*

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
♥ Theme por Erica Pires © 2013 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados • Melhor Visualizado no Google Chrome • Topo